A Orquestra Harmonia Ancestral – Orquestra de Berimbau – inicia 2026 reafirmando seu compromisso com a valorização das culturas tradicionais e a formação artística no Rio Grande do Norte. O projeto, que une música, educação e ancestralidade, está com inscrições abertas para novos integrantes, oferecendo vagas gratuitas em diferentes áreas da música popular e tradicional.
Criada a partir do berimbau como instrumento central, a Orquestra Harmonia Ancestral propõe uma experiência coletiva que dialoga diretamente com a capoeira, os saberes afro-brasileiros e as expressões culturais populares. Mais do que um grupo musical, a orquestra funciona como um espaço de formação artística, musical e humana, promovendo aprendizado técnico, vivências coletivas e apresentações públicas.
Ensaio Geral Realizado na Fundação Ricardo Medeiros no ano de 2025 Ensaios Realizados no espaço do ponto de cultura Quintal dos Paranauês
Para 2026, estão abertas vagas para tocadores de berimbau, coral e percussão, contemplando instrumentos como atabaque, rebolo, conga, surdo, pandeiro, chocalhos, entre outros. Os participantes têm acesso a atividades formativas contínuas, apresentações artísticas e certificação, fortalecendo tanto o desenvolvimento individual quanto o coletivo.
As atividades acontecem semanalmente, aos domingos, às 16h30, no Quintal dos Paranaúês, localizado na Rua Desembargador Licurgo Nunes, nº 26, Centro, em Marcelino Vieira/RN. O espaço se consolidou como um importante ponto de encontro cultural da região, acolhendo projetos que dialogam com tradição, educação e identidade.
Apresentação Artística na Expovieira, evento cultural da cidade de Marcelino Vieira/RN em Novembro de 2025, apresnetando o concerto "Cantos do Berimbau Sertanejo".
A Orquestra Harmonia Ancestral integra ações do Instituto Paranaúês e conta com apoio de políticas públicas de fomento à cultura, reafirmando o papel da arte como ferramenta de transformação social e preservação do patrimônio imaterial.
Interessados em participar podem entrar em contato com a organização pelo telefone (84) 9 9642-1013, com Ronivon Bessa.
Ao abrir novas inscrições, a Orquestra Harmonia Ancestral convida a comunidade a fazer parte de uma história construída com som, memória e ancestralidade, onde o berimbau ecoa como símbolo de resistência, educação e identidade cultural.
0 Comentários